INSTITUTO KAIRÓS GANHA DESTAQUE NACIONAL COM A CONQUISTA DE NOVE PRÊMIOS NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS

A cada ano, o Instituto Kairós aprimora suas ações no território da comunidade de Macacos, desenvolve novas tecnologias sociais para reaplicação em outras localidades e amplia sua visibilidade nacional.

Nos últimos três anos, a Instituição recebeu 07 prêmios nacionais e 02 prêmios regionais. Como Ponto de Cultura Nacional, conquistou pelo Ministério da Cultura os prêmios: Escola Viva, pelas ações de educação e cultura desenvolvidas; Ludicidade / Pontinhos de Cultura, por suas ações de preservação da cultura lúdica da infância; Cultura e Saúde, concedido também pelo Ministério da Saúde, por seu Projeto Farmácia Viva e sua prática de fitoterapia e preservação dos conhecimentos tradicionais integrados à política municipal de saúde; I Concurso Pontos de Leitura, por suas ações de estímulo à leitura e formação de leitores; Prêmio Cine Mais Cultura, por suas ações voltadas ao protagonismo jovem através das linguagens digitais e mídias livres e o Prêmio ASAS, concedido aos Pontos de Cultura que mais se destacaram no cumprimento do convênio e nos processos de gestão e resultados das ações propostas.

O Instituto Kairós recebeu, ainda, o prêmio Talentos da Maturidade 2007 concedido pelo Banco Real, por seu projeto de memória e valorização dos mestres de tradição oral da comunidade de Macacos e, os prêmios regionais: Valores do Brasil no Bioma Mata Atlântica, concedido pelo Banco do Brasil e Prêmio FINEP 2008 de Inovação na categoria tecnologia social também por seu Projeto Farmácia Viva.

Para o alcance destes resultados, o Instituto Kairós conta com uma importante rede de parcerias. No território de Nova Lima/MG, destacam-se: a Prefeitura de Nova Lima (Secretarias de Educação, Ação Social e Secretaria de Saúde) e os Conselhos Municipais, parceiros na realização de políticas públicas locais; a VALE, a Microcity e o Instituto HSBC Solidariedade, em ações de desenvolvimento local; a Fundação Dom Cabral, em processos de gestão, planejamento e aprimoramento institucional; e as ONG’s e Associações locais, na legitimidade de sua base territorial. Além destas, conta ainda com parcerias técnicas, empresariais e governamentais, nas esferas estadual e federal, nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e de ações estratégicas, que, em conjunto, partilham também o merecimento dessas conquistas.

Esses reconhecimentos alcançados permitiram ao Instituto Kairós ampliar seus horizontes. Os prêmios possibilitaram ações de capacitação voltadas à equipe técnica da Instituição, recursos financeiros para o aprimoramento dos projetos vencedores, bem como a implantação de novos projetos.

Ainda este ano, será inaugurado um centro cultural, equipado com uma biblioteca recebida pela Rede Pontos de Leitura e o Cine Kairós pela Rede Mais Cultura, contando também com um espaço para mostras, shows e exposições locais. Além disso, um ambiente de fomento à comunicação comunitária jovem e à cultura digital, para usufruto de toda a comunidade de Macacos.

Dentre as ações previstas para 2010, o Prêmio FINEP 2008 de Inovação possibilitará o aprimoramento do Projeto Farmácia Viva pela construção do laboratório municipal de fitoterapia, que será acompanhado por um arranjo educativo produtivo solidário local, capaz de dar sustentabilidade futura às ações.

Os prêmios possibilitaram, ainda, o recebimento de recursos materiais necessários à manutenção das atividades dos projetos e a inserção do Instituto Kairós em novas redes sociais, ampliando as suas formas de participação e interação com outras instituições.

Para Rosana Bianchini, fundadora do Instituto Kairós, o saldo destes últimos três anos é muito positivo: “essas premiações vem confirmar a competência que a Instituição tem alcançado na geração, aplicação e reaplicação de tecnologias sociais, voltadas ao desenvolvimento do território e ao fortalecimento de políticas públicas locais”.

PÁGINA PRINCIPAL ............> IMPRIMIR




visite: www.institutokairos.org.br