PROJETO AÇÃO GRIÔ FOI CONTEMPLADO NO PRÊMIO TALENTOS DA MATURIDADE

O Projeto Ação Griô - Reiventando o tempo: Recortes, Costuras e Memórias, desenvolvido pelo Instituto Kairós, surgiu em 2004 para criar oportunidades de fortalecimento da identidade local e dos saberes dos mestres de tradição oral da comunidade de Macacos, Nova Lima, MG. Desde 2006, como Ponto de Cultura e integrante da rede Ação Griô Nacional do Programa Cultura Viva, busca contribuir com a missão da Ação que é “criar e instituir uma política de educação, cultura oral e economia comunitária para o fortalecimento e o reconhecimento do lugar social, político e econômico de griôs e mestres de tradição oral do Brasil.”

Em 2007, o Instituto Kairós recebeu por este projeto o Prêmio Talentos da Maturidade, concedido pelo Banco Real, que foi selecionado entre os cinco melhores projetos do Brasil na categoria Programas Exemplares. Segundo a definição do Banco Real, o prêmio foi criado com objetivo de incentivar projetos e estudos que promovam atividades artísticas, culturais, de empreendedorismo e protagonismo social, visando à melhoria da qualidade de vida e à integração do idoso na sociedade.

As práticas desenvolvidas pelo projeto têm fortalecido na comunidade de Macacos o encontro entre gerações e reforçado laços de identidade através de rodas de contos, cantos, recuperação de cantigas, parlendas, casos e mitos da história local. Tem incentivado, também, atividades produtivas, por meio de rodas de ofícios com mestres da cultura tradicional, nas oficinas de plantas medicinais, artesanato e culinária.

O projeto beneficia diretamente 35 mestres de tradição oral, 10 aprendizes, 10 professores da rede pública de ensino e 240 crianças e adolescentes da escola local. Indiretamente, toda a comunidade de Macacos é também envolvida nessa rede social.

Os recursos recebidos pelo Banco Real possibilitaram ao Instituto Kairós, em 2008, realizar um ano de atividades para o grupo de mestres, contemplando atividades socializadoras, rodas produtivas, rodas das idades, rodas de memórias, atividades de saúde, na escola local e ações de fortalecimento do vínculo familiar.

 

 
PÁGINA PRINCIPAL ............> IMPRIMIR



visite: www.institutokairos.org.br