INSTITUTO KAIRÓS PARTICIPA DA FEIRA DO EMPREENDEDOR 2010 PROMOVIDA PELO SEBRAE MG E É DESTAQUE DO CATÁLOGO MINEIRO DE ARTESANATO LANÇADO NO EVENTO

A produção artesanal do Instituto Kairós foi selecionada pelo SEBRAE-MG para integrar o Catálogo Mineiro de Artesanato 2010, uma publicação anual do SEBRAE que registra e divulga peças representativas do artesanato mineiro, lançado durante a Feira do Empreendedor em setembro deste ano na Expominas, Belo Horizonte, MG. As peças do Instituto Kairós escolhidas para compor o catálogo foram flores de reciclagem de tecido, luminárias feitas de fibra da bananeira e cestos de bambu. Toda a produção artesanal comercializada pelo Instituto Kairós é realizada por artesãos da comunidade de Macacos e região, que são capacitados e incentivados a formar grupos produtivos seguindo os princípios da economia solidária. Os catálogos serão distribuídos pelo SEBRAE para lojistas, decoradores e atacadistas do setor, e mostram peças produzidas por 370 artesãos do estado.

As instituições e produtores selecionados para participar do catálogo, foram também convidados pelo SEBRAE-MG, para a Rodada de Negócios que ocorreu de 31 de agosto a 2 de setembro durante a Feira do Empreendedor, no Expominas em Belo Horizonte. Nessa ocasião, os expositores tiveram oportunidade de mostrar sua produção para um grupo de lojistas selecionados que visitaram cada stand. As iniciativas fazem parte do Programa SEBRAE de Artesanato, que visa profissionalizar a atividade artesanal no estado, tornando-a mais competitiva e sustentável.



Segundo Cláudia Benites, coordenadora do Programa de Geração de Renda do Instituto Kairós, a participação na Feira e no Catálogo ampliam as possibilidades de venda dos produtos, o que impulsiona a geração de renda na comunidade e a mobilização dos artesãos: “ Iniciativas como essa colocam o Kairós em contato direto com os fornecedores e comerciantes do Brasil e do exterior. São ótimas oportunidades para os artesãos participantes do programa ampliarem suas possibilidades de inserção no mercado”, afirma.

O Programa de Geração de Renda do Instituto Kairós tem como patrocinadores o Instituto HSBC Solidariedade, a Caixa Econômica Federal e a Anglogold Ashanti e conta com o apoio da Vale e de várias outras empresas parceiras que compram brindes e divulgam seus produtos.