PARCERIA COM A VALE VIABILIZA PARTICIPAÇÃO DO INSTITUTO KAIRÓS EM BAZAR NO JAPÃO

Pelo terceiro ano consecutivo, os produtos artesanais criados pelo Instituto Kairós serão expostos no “Bazar Anual Latino-Americano e do Caribe”, que ocorrerá no dia 2 de novembro, na cidade de Tóquio, no Japão. O bazar tem como objetivo divulgar produtos e comidas típicas dos países latinos e é promovido pela Associação das Damas Nipo-latino-americanas. A responsável pelo stand brasileiro é a Embaixatriz do Brasil no Japão.

A empresa Vale, parceira do Instituto Kairós desde sua fundação, apoia a realização deste bazar por meio da doação de produtos artesanais que serão comercializados. A renda obtida com a venda dos produtos é revertida, no caso do Brasil, às organizações que prestam serviços sociais aos brasileiros que vivem no Japão. Convidado pela Vale, o Instituto Kairós irá produzir 250 peças que serão compradas pela empresa e doadas para o evento beneficente.

Vinte artesãos da comunidade de Macacos estão envolvidos nesta produção. Segundo Natália Sette, coordenadora do Projeto de Geração de Renda do Instituto Kairós, a participação na feira além de divulgar os produtos, contribui para a motivação do grupo de artesãos: “Os artesãos ficam muito entusiasmados. Expor em outro continente é uma grande valorização para o trabalho”, avalia Natália. Nos dois últimos anos em que o Instituto Kairós participou do evento, todas as peças foram vendidas e segundo Fernando Cláudio, analista de comunicação da Vale, a produção é sempre elogiada por sua qualidade e criatividade.