NOVOS DIRETORES DO INSTITUTO KAIRÓS TOMAM POSSE EM
ASSEMBLEIA GERAL

A 7ª Assembléia Geral Extraordinária do Instituto Kairós, realizada no dia 21 de agosto, no Clube Cultura, em Macacos, teve objetivo de oficializar a posse dos novos diretores da Instituição, que já vinham contribuindo com a diretoria desde o início de 2009. Castellar Modesto Guimarães é o novo Diretor de Relações Institucionais e Patrícia Mascarenhas assume a diretoria de Projetos.

Castellar Guimarães é advogado, foi Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais e Presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça. Também foi membro da Comissão de Compatibilização Orçamentária de Minas Gerais e da Comissão Estadual de Combate à Seca e atuou como Secretário de Estado de Justiça e de Direitos Humanos de Minas Gerais. Além disso, reside em Macacos há mais de 20 anos e desenvolve pessoalmente iniciativas de interesses coletivos e públicos de grande importância para o desenvolvimento da região. “Acompanho de perto o brilhante trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Kairós e me surpreendo a cada dia. Cabe a mim a tarefa de exercer a honrosa função de diretor de relações institucionais e espero atender aos anseios do Kairós, bem desempenhando as funções do meu cargo”, diz Castellar.

Patrícia Mascarenhas conheceu o Instituto Kairós por ser assessora da Fundação Dom Cabral, parceira do Instituto por meio do Programa de Gestão para Instituições Sociais. Patrícia foi Presidente Executiva da Fundação Biominas, analista de projetos da CNPQ e é especialista em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral. Com a sua experiência, pretende colaborar na área de gestão de projetos. “O Kairós é extremamente atuante, inovador e dirigido por pessoas idealistas que compartilham a missão do Instituto. A minha motivação e comprometimento é colaborar para que o Kairós possa atender não só as pessoas de Macacos, mas reaplicar seus projetos inovadores em outras comunidades”, afirma Patrícia.

Segundo Rosana Bianchini, fundadora e coordenadora executiva do Instituto Kairós, a grande experiência e credibilidade da nova diretoria mostram o novo estágio institucional, técnico e político do Kairós, o que o credibiliza para enfrentar seus desafios futuros de sustentabilidade e de desenvolvimento institucional.

Além dos dois novos membros, a diretoria conta com Nestor Coelho de Sant'Anna, presidente da instituição desde 2008, e José Márcio Barros, Diretor de Tecnologias Sociais e Ambientais. Nestor Sant'Anna é jornalista, músico e produtor cultural. Atua como assessor especial para a música popular da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, já tendo sido presidente da Rádio Inconfidência e da Fundação Clóvis Salgado. José Márcio Barros é mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas e Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor da Pós Graduação em Comunicação da PUC Minas e da Escola Guignard/ UEMG. Além disso, coordena o Observatório da Diversidade Cultural e o programa Pensar e Agir com a Cultura. O Instituto Kairós mantém a colaboração de seus conselheiros fiscais Ana Luiza Abreu, Giovani Magni e Patrícia Menta, que desde 2004 contribuem e possuem um papel relevante em seu crescimento e aprimoramento institucional.