Centro Kairós

Espaço socioeducativo construído pelos princípios da permacultura


Centro Kairós

O Centro Kairós é a matriz SEDE do Instituto Kairós e sua definição de caminhos brotou da possibilidade de transformar o tempo pela ação multiatoral de uma localidade de pouco mais de dois mil habitantes. Dentre outras referências, foram utilizadas em sua concepção, técnicas de permacultura (no planejamento de sistemas ambientais de culturas permanentes e integradas), a bioconstrução (na utilização de tecnologias construtivas de baixo impacto ambiental), além de um paisagismo agroflorestal e biodinâmico para integrar os diversos espaços construídos.

O resultado foi a geração de sistemas eficientes: equipamentos solares, telhados verdes, sistemas alternativos de saneamento, reciclagem de água, reaproveitamento de rejeitos, uso da matéria prima local, dentre outros.

A estrutura do Centro foi construída através de vivências participativas e intercâmbio de saberes. Essa forma de organização apontou para a promoção de encontros múltiplos de gerações e habilidades inatas e adquiridas pela comunidade através do tempo, onde as trocas simbólicas e a experiência do aprendizado prático foram as principais matrizes.

Hoje o Centro Kairós funciona como Núcleo socioeducativo onde são promovidos cursos, oficinas, treinamentos e uma rede de ações ligadas ao desenvolvimento social de crianças, adolescentes, jovens, idosos e famílias da comunidade de São Sebastião das Águas Claras.




















Horário de Funcionamento

Segundas às Sextas-Feiras, de 8h às 18h. ( atividades regulares gratuitas )

Sábados e Domingos ( em eventos agendados )


Contatos

Alameda das Quaresmas, sem nº. Bairro Jardim Amanda. São Sebastião das Águas Claras (Macacos), Nova Lima MG.

Telefone: 31 3547 7625

logomarcas-2020

Obra criada por Arte&Moderna Instituto Kairós 2011 - Todos os Direitos Reservados

Clique para fechar.